Quais São as Categorias Gyaru?

Gyaru
Como eu havia dito na postagem anterior sobre "O que são Gyarus?" que você pode conferir clicando aqui, com a expansão desse estilo surgiram então vertentes ou como eu prefiro dizer subcategorias, que caracterizam cada tipo de Gyarus dentro desse estilo.
Pois bem, então antes que se cansem de mim,vamos á postagem!
Ganguro:     
 
Esta vertente do Gyaru surgiu por volta da década de 90, e foi caracterizado pela pele extremamente escura devido ao bronzeamento artificial exagerado combinado com uma maquiagem pesada para realçar a cor escura da pele, também utilizando-se de cabelos multicoloridos, geralmente na maquiagem das Ganguro se utiliza muito a sombra branca forte ao redor dos olhos seguidos de um batom branco para contrastar com a cor escura de suas peles, para ressaltar o tamanho dos olhos algumas adicionam os cílios postiços, pedras coloridas ao redor da extremidade de seus olhos e até mesmo purpurina.
O Guarda roupa de uma ganguro geralmente é composto por peças coloridas e vibrantes, incluindo mini-saias, saltos plataformas, blusas decotadas e cangas, ganguros geralmente utilizam também vários acessórios braceletes, brincos, anéis e diversos acessórios havaianos.

Kogyaru:

Elas são colegiais rebeldes que mudam seu tom de pele naturalmente claro para um tom mais moreno e tingem seus cabelos em tons mais claros como o castanho claro e loiro, para ir contra o padrão determinados pela maioria das escolas japonesas.
Kogyarus ou “Kogal” são geralmente conhecidas por estilizarem seus uniformes e cortarem ainda mais as saias de seus uniformes escolares para que fiquem ainda mais curtas, Kogyarus geralmente costumam parecer mais jovens do que geralmente são, porém na maioria das vezes são apenas adolescentes, a maquiagem utilizada costuma ser bem leve, somente o básico, no entanto utilizando bastante delineador.
Em algumas de minhas pesquisas, vi que Kogyarus são uma das vertentes mais mal vistas no japão, por geralmente serem ligadas à prostituição, serem mal-educadas em lugares públicos e serem compulsivas por compras.

Mago Gyaru:

Ainda nem estão no primeiro ano do ensino médio, mas já se adaptarão ao estilogyaru, porém diferente das gyaru que geralmente só se relacionam socialmente com pessoas dentro do mesmo estilo as Mago gyaru ainda cultiva amizade com garotas não-gyaru.

Oneegyaru:

Significa literalmente, "irmã mais velha" esses tipos de Gyarus são mais adultos, Gyarus que desistiram dos estilos loucos e coloridos que usaram em sua juventude e passaram ​​para um estilo mais sofisticado e elegante, geralmente é usado por mulheres mais maduras.
Esse estilo busca transparecer sua maturidade e confiança para representar essa nova fase de sua vida, através das roupas e da maneira de agir, porém ainda mantendo a típica pele bronzeada e os cabelos característicos claros.
A make costuma também ser bem básica, utilizando batons em tons claros e muito gloss, uma das marcas mais usadas entre as Oneegyaru é a Egoist que se mostrou muito importante durante a evolução do estilo, e a Cecil Mc Bee.

Oyajigyaru:

Se comporta e se veste de maneira masculina, geralmente usando roupas bem masculinas, e como na subcategoria das Kogyaru essa também é uma das mal vistas no japão, pelo fato de serem grosseiras, falarem alto e agirem de maneira relaxada.

Mamba:

É como se fosse uma “evolução” do estilo conhecido como Yamamba. Não são mais usados os acessórios havaianos que as Yamambas utilizavam, porém o tom escuro de pele e a maquiagem conhecida como ‘panda makeup’ continuam em alta, além de usarem cílios postiços e alguns adesivos para enfeitar o rosto.
As mambas são totalmente coloridas, os cabelos tendem a ser loiros ou de cores bastante fluorescentes, este é um estilo bem radical e que durante muito tempo foi considerado sujo, e que abrigava várias delinquentes.

Bamba:

É visto por muitos como um estilo um pouco suave se comparado ao resto das categorias, suavizando um pouco o tom de pele e sem a maquiagem excessiva em branco, geralmente usam seus cabelos em cores naturais com algumas mechas coloridas para avivar o visual.
E em algumas de minhas pesquisas também vi que adotam um estilo meio barbie na hora de escolher as peças de seu vestuário e acessórios, comprando peças delicadas e coloridas para que possam parecer com bonecas.

Kigurumi:

Continuam com o bronzeado forte na pele e seus cabelos castanhos claros, porem vestem kigurumis diariamente, para os que não sabem o que são Kigurumis, é um tipo de pijama de aparência fofa que imita personagens de animes e animais.

Bibinba:

Mantendo os conceitos gyaru, porem com uma make mais leve, cabelos mais escuros e focando em usar montes de joias e acessórios, geralmente acessórios de ouro.

Romanba:

"Romantic Mamba" suas marcas favoritas são Disney, PinkyGirls, Liz Lisa, mantendo todo o conceito de mamaba porém, diferentemente das mamabas se utilizando de cores claras como rosa e tons pastéis, estampas florais e acessórios florais e lembrem o amor como corações.

Sentaa:

É a versão masculina da categoria Mamba.


Baika:
Este estilo é geralmente confundido com mambas, mas há exceções, o estilo tem uma "masculinização" influenciada pelo punk dos anos 70-80 no Reino Unido. A cor preta combinada com outras mais vibrantes e quentes, com jaquetas de couro com o estilo "pesado" e "motociclista”, spikes e tachinhas dentro deste estilo nunca são demais, deve-se manter o cabelo bufante e em cores claras.

Hime Gyaru:

Hime Gyaru este estilo é caracterizado pelos cabelos loiros ou castanhos bem claros, é regra sempre usar grandes cachos e cabelo bufante com uma coroa ou um laço, geralmente tem o costume de clarear sutilmente a pele e usar maquiagem em tons pasteis e grandes cílios postiços para aumentar os olhos e dar uma aparência de "princesa". A marca característica desta vertente é LIZ LISA, a marca favorita das himes gyaru é DIAMOND JESUS​​. Seus acessórios são flores, laços e pérolas.
Seu vestuário é bem restrito, por vestidos em cores em cores pastéis com anáguas volumosas, tecidos nobres são utilizados em suas roupas assim como também vemos as estampas de flores sendo bem utilizadas, é bem comum velas utilizando babados e renda para dar ainda mais volume á suas roupas, os saltos estilo mary jane são praticamente obrigatórios em quase todos os casos.

Serebu/Celeb:

O nome vem de "Celebrity". É um estilo adulto e muitas garotas estão usando por ser sexy é sofisticado, são conhecidas por usar marcas caras e de alta-costura como Dior, Versace e Channel, porém muito raramente podem usar roupas consideradas de preço "normal" ou seja, esta é uma categoria popularizada entre a parte rica e de boa vida do japão.


Crédito das imagens Aquiaquiaquiaquiaquiaquiaqui e aqui.


Espero que tenham gostado da postagem de hoje!

Atenciosamente, Julia.



4 comentários:

  1. eu amei sua explicação! eu acho que ainda faltam alguns, mas não sou a melhor pessoa pra falar disso, já que comecei a estudar literalmente ontem. eu amei sua explicacao! Tô amando estudar sobre gyaru, até agora me identifico muito com kogal e hime gyaru! ☺️ obrigada pela explicaria

    ResponderExcluir
  2. Eu amo gyarus!elas são muito fofas

    ResponderExcluir
  3. Aaaa que explicação incrível! Eu amei

    ResponderExcluir

© Exalando Purpurina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Lorena Vieira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo